segunda-feira, 23 de março de 2009

Livros: Autores e Obras do Legitimismo ( BLOGUE NACIONAL-CRISTIANISMO)

Não podemos deixar de divulgar a preciosa colecção bibliográfica sobre o legitimismo português realizado pelo BLOGUE NACIONAL-CRISTIANISMO, para o qual recomendamos vivamente uma visita.
MARQUÊS DE PENALVA:
Dissertação sobre as Obrigações do Vassalo, Lisboa, Imprensa Régia, 1804 (reedição: Lisboa, Pro Domo, 1845).“Carta de hum Vassalo Nobre ao seu Rey”, Investigador Portuguez, XXXVI, Junho de 1814 (reedição: Lisboa, Tiprographia Rollandiana, 1820).
JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO:
O segredo revelado ou manifestação do systema dos pedreiros livres, e illuminados, e sua influencia na fatal Revolução Franceza obra extrahida das memórias para a História do Jacobismo do Abbade Barruel, e publicada em portuguez para confusão dos impios, e cautela dos verdadeiros amigos da religião, e da pátria por José Agostinho de Macedo, I-III, Lisboa, Impressão Régia, 1810-1816.
Refutação dos principios methafysicos, e morais dos pedreiros livres illuminados, Lisboa, Impressão Régia, 1816.
O espectador portuguez jornal de litteratura e critica, 1-26, Lisboa, Impressão de Alcobia, 1816-1818.
Parecer sobre a maneira mais fácil, simples e exequivel da convocação das cortes geraes do reino no actual systema político da Monarchia representativa, e constitucional, Lisboa, Lacerdina, 1820.
Considerações politicas sobre o estado de decadencia de Portugal, e absoluta necessidade do seu remedio, trazido pela nova ordem do presente governo supremo, Lisboa, Imprensa Régia, 1820.
Manifesto à nação ou últimas palavras impressas de José Agostinho de Macedo, Lisboa,Typographia de António Rodrigues Galhardo, 1822.
Mania das constituições, Lisboa, Na Typographia Maigrense, 1823.
A Tripa Virada, 1-3, Lisboa, Oficina da Horrorosa Conspiração, 1823.
Bazes eternas da constituição politica achadas na cartilha do Mestre Ignacio, Lisboa,Impressão Rua Formosa, 1824.
Refutação methodica das chamadas bazes da Constituição politica da Monarquia Portugueza, Lisboa, s/l, 1824.
Cartas, Lisboa, Imprensa Régia, 1827.
A voz da justiça ou o desaforo punido, Lisboa, Imprensa Régia, 1827.
Censura do R. P.. José Agostinho de Macedo ao folheto intitulado cancioneiro patriotico ou systema das ideas liberaes, examinado, e refutado, Lisboa, Imprensa Régia, 1829.
A Besta Esfolada. Vinte cartas de não sei quem a outro que tal, Lisboa, Na Typografia de Bulhões, 1828-1831.
O Desengano. Periódico político e moral, 1-27, Lisboa, Impressão Régia, 1830-1831.
JOSÉ ACÚRCIO DAS NEVES:
Cartas de hum portuguez aos seus concidadãos sobre differentes objectos de utilidade geral e individual, Lisboa, Typographia de Simão Thaddeo Ferreira, 1822.
Continuação das cartas aos portuguezes. Seguem-se as que foram escriptas depois da restauração do Governo legitimo de S. Magestade, Lisboa, Typographia de Simão Thaddeo Ferreira, 1823 (ambos reeditados em: Obras Completas de José Acúrcio das Neves, VI, Porto,Afrontamento, S/ data, pp. 29-190).
FREI FORTUNATO DE SÃO BOAVENTURA:
O Punhal dos Corcundas, 1-33, Lisboa, Oficina da Horrorosa Conspiração, 1823-1824.
RIBEIRO SARAIVA:
Traduction d'une lettre d'un individu a son ami, sur les affaires actuelles du Portugal, publiée par un ami de la légitimité et de la justice, Paris, Delaforest, 1828.
Eu não sou hum rebelde ou a questão de Portugal em toda a sua simplicidade offerecida aos políticos imparciaes e aos homens de boa fé, Lisboa, Impressão Silviana, 1828.
Cartas conspiradoras de A. R. Saraiva, London, Schulze, 1844.
Diario de Ribeiro Saraiva, I-II, Lisboa, Impressão Nacional, 1915-1917.
Em nome de Sua Magestade Fidelissima El Rei O Senhor Dom Miguel I, London, Schulze, s/data.
GOUVEIA PINTO:
Os caracteres da monarquia expostos em rezumo, para o fim de mostrar ao mesmo tempo a preferência que ella merece entre as mais fórmas de governo, Lisboa, Imprensa Régia, 1824 (reedição: Lisboa, Pro Domo, 1944).
Periódico para os Bons Realistas. Jornal histórico, político e noticioso, Lisboa, ImprensaSilvana, 1828.
FAUSTINO DA MADRE DE DEUS:
A facção e a contemplação, Lisboa, Imprensa da Rua dos Fanqueiros, 1822.
A constituição de 1822 commentada e desenvolvida na pratica por Faustino José da Madre de Deos, Lisboa, Typographia Maigrense, 1823.
Epístola á Nação Franceza, na qual se demonstrarão os subsversivos principios dasconstituições modernas, Lisboa, Imprensa Régia, 1823.
O combate dedicado ao Serenissimo Senhor D. Miguel, Infante de Portugal, ou a declaração e protesto das Cortes Extraordinarias combatido por Faustino José da Madre de Deos, Lisboa, Typographia de Antonio Rodrigues Galhardo, 1823.
Os povos e os reis: opuscuplo offerecido aos portuguezes, Lisboa, Imprensa Régia, 1825.
Justificação da dissidencia portugueza contra a Carta Constitucional, Lisboa, s/l, 1828.
Absurdos civis, politicos, e diplomaticos, Lisboa, Imprensa da Rua dos Fanqueiros, 1828.
Aviso aos meus concidadãos, Lisboa, Imprensa da Rua dos Fanqueiros, 1828.
A revolução e Portugal, Lisboa, Imprensa da Rua dos Fanqueiros, 1832.
O manifesto da facção revolucionária destruído inteiramente com suas próprias doutrinas e
diplomas que allega, Lisboa, Imprensa Régia, 1832.
GAMA E CASTRO:
O Novo Príncipe ou o Espírito dos Governos Monárquicos, segunda edição revista e consideravelmente aumentada pelo Autor, Rio de Janeiro, J. Villeneuve e Comp., 1841 (publicado anonimamente).
OUTROS:
Abreu, Miguel António de Melo (1º Conde de Murça), Projecto para a Reforma da Lei Fundamental da Monarquia Portuguesa, ajustada ao génio, carácter, vúnicas alterações e acrescentos que a diversidade dos tempos e das circunstâncias persuadem, maiormente depois das grandes convulsões políticas que a referida nação tem padecido entre os anos de 1820 e 1827, Paris, 1828.
Andrade, Ayres Vicente de, Origem da Monarchia Luzitana. Vantagens que o Governo Monarchico Hereditario tem sobre Toda e Qualquer Outra Fórma de Governo, Lisboa, Nova Impressão Silviana, 1828.
Castro Mendonça, Somnambulismo do solitario da facecia, Lisboa, Typographia Patriotica, 1822.
Castro Mendonça, A facecia liberal e o enthusiasmo constitucional. Dialogo entre hum solitario e
hum enthusiasta, Lisboa, Typographia Patriotica, 1822.
Sá, José Antonio de, Defeza dos direitos nacionaes e reaes da monarquia portugueza, I-II, Lisboa, Impressão Regia, 1816.Santarém, Visconde de, Memórias e Alguns Documentos para a História e Teoria das CortesGerais que em Portugal se Celebraram pelos Três Estados do Reino, I-II, ed. António Sardinha,Lisboa, Imprensa de Portugal – Brasil, 1924.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu Comentário