sábado, 20 de dezembro de 2008

A Democracia é como o Pai Natal: Não Existe.

Todos sabem que o Pai Natal não existe. Mas se existisse, porque é que tantas crianças pobres ficaríam, todos os Natais, sem presentes para brincar enquanto outras, mais afortunadas, ostentam prendas tantas que não conseguem conhecê-las todas?
Se o Pai Natal existisse sería um agente de exclusão e, como tal, não sería democrático... se a Democracia existisse...
Será que existe?
O que é a DEMOCRACIA?
Vejamos o que nos diz uma fonte insuspeita junto dos meios ditos "democráticos": A Wikipedia - Enclopedia Livre
"Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
"A Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita."
Tomemos a democracia na sua forma pura, a directa: só a Suíça tem um regime ligeiramente aproximado a esta... que é, de resto, impossível de implementar pois sería necessário realizar plebiscitos de voto universal, em tempo real, sobre todas as decisões governativas. Chegamos, pois, à conclusão que a democracia ou não é directa ou não é uma forma de governo efectiva para qualquer estado maior que São Marino. Logo, a Democracia Directa não existe.
E quanto à Democracia Indirecta? Será que existe?

Diz a Wikipedia que, em Democracia Indirecta ou Representativa, "o poder de tomar importantes decisões políticas está como os cidadãos(...)por meio de representantes eleitos."

Mas onde é que entram nisto os Partidos Políticos? É que esses sim, existem desde logo nos boletins de voto onde, à excepção das eleições presidenciais, nem constam os representantes a eleger. Vejamos novamente a Wikipedia:

"Um partido político é um grupo organizado formal e legalmente, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político"

Mau! Mas então o poder político, que é o de tomar importantes decisões políticas, está com os representantes eleitos ou com os partidos?

Diz mais a Wikipedia: "De direito privado que, no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizado e com disciplina."

De facto os partidos políticos são organizados e têm disciplina... nomeadamente, disciplina de voto nas bancadas parlamentares onde os representantes eleitos pelo povo deviam, democraticamente, exercer livremente o mandato que lhes foi dado pelo povo, através do voto.

Deviam mas não exercem. Porque a sua liberdade lhes é tolhida pela disciplina dos partidos políticos. E quem exerce a disciplina nos partidos políticos? As respectivas lideranças que foram escolhidas, de forma mais ou menos livre, pelos próprios membros do Partido Político... não pelo povo.

Portanto, podemos concluir que em democracia representativa, o poder político que devia "estar com os cidadãos", ao invés "reside numa elite auto-eleita." - as lideranças dos partidos políticos.

Logo, a democracia indirecta ou representativa, quando considera a existência de partidos políticos é uma ditadura ou totalitarismo e, quando não considera, não gera os consensos necessários e atempados a um governo eficiente... porque não tem disciplina.

Assim, sendo o que não é, não tem existência.

LOGO, A DEMOCRACIA NÃO EXISTE.

ATENÇÃO: O autor adverte o leitor de que o consumo sem regra nem cepticismo da Wikipedia - A Enciclopedia Livre pode ser extremamente intoxicante. Se for o caso pela leitura deste artigo, tem este outro de leitura muito mais nutritiva e proveitosa, sobre o mesmo tema. Em caso de persistência dos sintomas, consulte o médico. O autor tenciona fazê-lo muito em breve.