segunda-feira, 1 de junho de 2009

MARCELINO DA MATA

- O soldado português mais condecorado de sempre. Vai por ele a nossa admiraçâo. Honra e gloria ao tenente-coronel ! Tenente-Coronel de Comandos MARCELINO DA MATA Herói Nacional, Orgulho do Exército Português 1 Cavaleiro de Torre e Espada + 5 Cruz de Guerra... E foi assim que o Estado Português lhe pagou... No início da madrugada de 19-Maio-1975, após ter sido preso e espancado no RALIS durante 6 horas, é levado para Caxias onde fica encarcerado em regime incomunicável durante 90 dias, seguidos de 60 dias em regime normal. – «Quando [em 15Out75] me libertaram de Caxias, na mesma noite foram a minha casa – vim a saber depois que para me raptar e mandar para a Guiné – mas enquanto eles perguntavam por mim, desci por 1 corda do 2o andar até ao chão. Apanhei 1 táxi para Benfica, encontrei lá 1 conhecido que me levou a Coimbra e me deu dinheiro para ir de camioneta até Chaves. Cheguei lá sem dinheiro nenhum, vi 1 guarda fiscal e dirigi-me a ele, disse que tinha fugido de Caxias e que queria ir para Espanha; ele perguntou-me se eu tinha dinheiro, eu respondi que não e ele deu-me 2 mil pesetas e indicou-me como evitar os outros colegas dele. Do outro lado apanhei a camioneta para Madrid, onde não conhecia ninguém; dormi 3 dias no metropolitano e ao 3o dia houve 1 espanhol que me perguntou se queria trabalho; fui distribuir Coca-Cola num camião, ele pagou-me 30 mil pesetas e fui para França, onde tinha 1 tio. Tratei-me lá um pouco e voltei para Madrid, porque na terra onde o meu tio estava não havia trabalho; em Madrid arranjei outra vez trabalho, encontrei 1 conhecido que conhecia 1 médico que tinha fugido da Rússia, que foi quem me tratou. [...] Voltei a Portugal depois do 25 de Novembro de 1975 e apresentei-me no Regimento de Comandos. Em 1980 fizeram-me assinar um documento a dizer que queria sair da tropa; houve algumas dificuldades com a percentagem de incapacidade que me queriam dar (eu sou alferes graduado em capitão e nessa altura era preciso ter 60% de incapacidade para se manter o posto de reforma), mas deram-me 64% e vim embora da tropa. A diferença de salários é muito importante quando se tem 14 filhos». Guerra do Ultramar: Angola, Guiné e Moçambique

13 comentários:

  1. IRENE RODRIGUES DA MATA22 de junho de 2009 às 12:34

    Eu tenho orgulho do meu pai e de ele me ter feito Portuguesa mais do que tudo na vida. Sei que se a minha mae fosse viva hoje ela diria o mesmo, obrigada a todos por terem dado esta oportunidade ao meu pai e a familia dele. VIVA PORTUGAL E AS SUAS COLONIAS!!!

    ResponderEliminar
  2. Honra-nos muitissimo com o seu comentário, Minha Senhora. Porque o Senhor Seu Pai, HERÓI DO EXÉRCITO PORTUGUÊS E SEU MAIS CONDECORADO SOLDADO DE SEMPRE, não pode por nós ser homenageado e admirado o suficiente. Pelo que combateu e sobretudo, pelo que sofreu depois de ter combatido, sem com isso ganhar rancor a este tão ingrato povo que é o nosso: o português.

    Tenha a bondade de lhe apresentar os nossos mais devotados cumprimentos, e votos da melhor saúde. E receba também a senhora as nossas mais respeitosas saudações, porque o seu comentário revela ter herdado na íntegra a bravura, a rectidão e o patriotismo do Senhor Seu Pai.


    Nunca o esqueceremos por aqui.

    Apresente

    ResponderEliminar
  3. As minhas saudações ao mais condecorado soldado português de sempre.
    Sinto vergonha do nosso estado por tentar tirar da nossa história a guerra colonial a descolonização e tudo o que era a vida nas ex colónias e a injustiça cometida com todos os que la estiveram.
    Eu nasci em 73 e tudo o que sei sobre a época foi da minha curiosidade em saber pois tal como disse anteriormente o estado nao me facultou tal informação.
    Vergonha...

    ResponderEliminar
  4. Honra e Glória ao mais ilustre Português do Século XX. Pergunto-me se ainda não estamos a tempo de meter na prisão todos os energúmenos que lhe causaram tanto mal.

    ResponderEliminar
  5. Maria Conceição R. Mata22 de dezembro de 2009 às 11:36

    Ficam aqui umas palavras de mais uma filha orgulhosa do pai que tem.
    Faço minhas as palavras da minha irmã Neny e acrescento apenas que é preciso ser um Grande Homem para superar os traumas da Guerra e proporcionar uma educação com valores tão elevados aos filhos (que não são poucos).

    Maria

    ResponderEliminar
  6. Ficamos muito honrados por, à semelhança da irmã de V. Exa., se haver dignado comentar esta anotação no nosso blogue. Aqui não esquecemos os heróis portugueses e espanhóis, neste ponto de encontro do partriotismo e fraternidade hispânicos. Queira transmitir ao pai de V. Exa. a nossa mais profunda admiração e respeito, assim como votos da melhor saúde.

    Muito obrigados lhe estamos!

    ResponderEliminar
  7. honra e gloria para este homem que sempre seja firme nas suas palavras de que nunca vai deixar que o inimigo o vence.
    foça as minhas palavras das minhas primas... de jeito que ele é sempre uma pessoa educacional e nãó exepciona as cores as raças e de todos sempre trata com a lealdade o resto é só para dizer obridado á ele.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Tenente-Coronel!

    ResponderEliminar
  9. Reescrevam-se os Lusíadas, pois o nome deste nosso herói deve constar na obra que honra os mais ilustres do nosso povo…

    Manuel Morais

    ResponderEliminar
  10. como pode as crianças do 25 fazerem o que fizeram com esse homem,mereciam todos estarem presos até hoje e fui

    ResponderEliminar
  11. já muito tardio mas portugal deveria colocar esses senhor na nossa história de portugal e tirar todos os nomes do 25 foram uns pulhas para com esse homem e eu nasci em 1943 jose guilherme

    ResponderEliminar
  12. Ás filhas do HERÓI e Amigo Marcelino, devem continuar a sentir muito orgulho no vosso Pai pois além de ser um HERÓI é acima de tudo um grande Homem um grande Amigo, tive o prazer de o conhecer de trabalhar com ele e de ser Amigo do Marcelino, á muito que não sei nada dele, a quem tiver o contacto dele ou com ele por favor envie um grande Abraço em nome do Humberto.

    ResponderEliminar
  13. Ao grande heroi lusíada Marcelino da Mata,os meus cumprimentos e minha admiração. Somos gratos ao seu exemplo.

    ResponderEliminar

Deixe o seu Comentário